quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Por pouco não merecedor de um prêmio

A cantora Arianne “Brum” sem dúvida tem sido uma boa representante em voz e estilo de sua “dinda” Fernanda Brum. A própria pastora Peniel chegou a dizer na consagração do cd que Arianne é muito “maior” do que ela. De fato o é. Isso sempre foi perceptível desde seu 1º trabalho.

Dona de uma voz poderosa, a cantora de 20 anos agora ressurge com seu mais novo clipe dramático, “Tempo de Voltar”, título do cd.

Dirigido e produzido por Dayane e Alomara Andrade, o vídeo foi bom. Desde a fotografia até os mínimos detalhes pudemos perceber o cuidado que as novas “Spielbergs” tiveram tanto nas ideais como nas locações.

Porém, até mesmo os maiores gênios às vezes não conseguem conduzir excelentes idéias. Assim como diversos filmes que vemos por aí nos cinemas e em casa.

Arianne é uma ótima intérprete. Mesmo na tenra idade ela não parece dar grandes trabalhos. Se os dá, pelo menos no vídeo ela não transparece.
Articula muito bem as palavras, faz “carão” e “bate” as madeixas em todas as horas necessárias.
Seu único erro, talvez por direção ou por si mesma, foram os sorrisos em algumas cenas. Este não seria o tipo de trabalho em que isso se encaixe. A canção fala de alguém que ”volta”, profundamente arrependido do caminho que tomou. Como pode alguém que está se sentindo mal, sorrir por que está voltando? Não. Ficou estranho. Era melhor ter permanecido no “carão” até o final do clipe.
Entendemos toda a problemática da “esperança” a ser passada aos “Cristãos”, bla bla. Porém os fãs que COMPRAM o produto não querem valores. Querem uma “diva”. Portanto, não se esqueçam disso.

A proposta de roupas iguais a capa são sempre uma ótima escolha. A fotografia também ficou excelente. Parabéns aos câmeras que souberam capturar muito bem as tomadas. O filtro digital ou não usado para o destaque das cores avermelhadas e do céu azul ficou ótimo. Deu um “tcham” assim como o carro. Que aliás, que charme hein? Parabéns pelo bom gosto de quem escolheu. Foi certamente outro protagonista ao lado da artista.

Mas faltaram coisas. Ao invés dos sorrisos, a cantora poderia ter tido mais cenas contemplativas. Chorando, correndo para trás em câmera lenta, se arrependendo de coisas, tendo “flashbacks” destas. Ou seja, cenas intensas.

E o que dizer da medida errada nas intensidades? Nos momentos de crescimento vocal ela está sentada no capo do carro.... parada? Claro. Ninguém a queria em pé no veículo em movimento. Mas que poderiam ter feito outro momento de luz ou vento, poderiam.

Outra coisa. Baixou a Aline Barros durante as filmagens? Alguém canta com microfone e pedestal sozinha no meio do nada? NÃO. Somente com banda ao vivo. Do contrário isso fatalmente nos lembra Aline na capa de seu glorioso cd de “raleluias” ao vivo. Ou então, em 03:03 ela finge que está tocando a guitarra, que aliás parece vagando de lá pra cá entre uma cena e outra. Se não toca, não pega. Melhor ter posto um guitarrista fingindo de fato fazer o solo ao vivo. Aí sim a “Aline microfone” caberia no set.

Ela poderia ter caminhando a beira mar ou simplesmente
circulado o carro de todos os modos possíveis fazendo sua mímica.

Um outro ponto forte é quando no final ela entra no carro. "Show".

Sem mais, um ótimo clipe. Que pecou apenas nestes pequenos detalhes. Mas como muita gente não percebe tudo isso, a idéia geral foi boa. E para estes mesmos “muitos”, foi ótima. (risos)
4 ESTRELAS para outro clipe ao ar livre, que naturalmente tem uma série de dificuldades técnicas e que devem ser reconhecidas. Parabéns.

...

domingo, 23 de janeiro de 2011

MK começa 2011 com pé direito em HD

Após uma de nossas leves e sensatas sugestões a MK Music, a equipe do Conexão Gospel aceitou divulgar todos os atuais (2010-2011) clipes produzidos pelo grupo em HD em sua conta do youtube.

HD, Vevo e afins

Sempre à frente no mercado, inclusive ao gospel nacional, no final de 2009 um grupo de gravadoras resolveu se unir criando o portal mundial VEVO. Um tipo de Youtube só de clipes. Ah sim. E detalhe... TUDO em HD.

Rompendo a frustração dos brasileiros que não conseguem acessar o site e aparentemente sem diretas intenções lucrativas, o Youtube hospedou diversos canais vevo com inúmeros artistas mundialmente conhecidos. Mary j Blige, Maria Carey, Lady Gaga e outros já tem suas contas com clipes e outras bobagens em HD para o deleite dos fãs. Legal né? Jogue na busca o nome do seu artista + a palavra “vevo”. E veja o que acontece.

Os clipes em HD (Alta Definição em inglês) têm um princípio básico que está muito presente hoje em dia no youtube. No canto direito inferior de cada vídeo como, por exemplo, em Arianne – Tempo de Voltar, você encontra as seguintes opções.

A letra “p” significa “pixels”. Que em vídeo pode ser entendido como linhas de resolução. Mesmo 480p sendo uma qualidade tolerável, você pode ver que HD mesmo é considerado apenas de 720p para cima.

Vale à pena lembrar que para a visualização do conteúdo em 1080p você precisa de uma internet ungida, besuntada com óleo de mirra E veloz. Mas já avisamos que 720p você pode esperar carregar o vídeo um pouquinho para ter uma qualidade digna de som de cd e imagem digital.

Contrariando todo o bom senso tecnológico e não percebendo a grande estratégia de venda, a MK nunca postava seus clipes acima de 320p. O que tornava todos os produtos um lixo visual e auditivo. Compare por exemplo o clipe de Arianne antes e agora em HD.


É mais 'vendável', mais fácil de compreender a idéia de quem produziu, além é claro de incentivar ainda mais a idolatria fé dos fãs Cristãos.

Em conversa informal via Twitter com a Diretora do Programa Conexão Gospel, Dayane Andrade, fomos informados da freqüência de quantos serão postados. “Subirá um ‘novo’ clipe em HD por semana! Pode esperar e me cobrar”, disse. Questionada também sobre o por quê da pequena quantidade de envios a profissional “multiskill” informou que esta não seria a única demanda em produção. Portanto, inviabilizando o envio semanal em maior quantidade.

Agora veja bem. Quando a idéia ‘foi forjada no coração de Deus’, repassamos prontamente via twitter à @dayanecolonia e @yveliseoliveira. Em seguida tivemos a ousada resposta:

Bem, independente de conseguir cumprir ou não esta abençoada afirmação, em respeito e agradecimento frente ao nosso pedido, a MK3 promete uma análise a cada clipe em HD postado na conta da empresa no Youtube.

Tudo isso é claro, visando o bem estar geral do povo de Deus público que consome e espera ser mais respeitado com a qualidade que a MK sempre imprimiu em seus produtos expostos no mercado. E é claro, manter o padrão de qualidade do grupo que assim como a canção interpretada por Bruna Karla "é humano e não consegue ser perfeito".

...

Você pode conferir em HD:

Andréa Fontes – Podem vir
Arianne – Tempo de Voltar
Jozyanne – Herança