domingo, 27 de junho de 2010

Até aqui nos trouxe o Senhor...

E aconteceu. Depois de tantas, orações, vigílias, pedidos, as mais conhecidas cantoras da música gospel Brasileira estiveram a pouco no programa da rede globo, Domingão do Faustão.

Acompanhadas por Yvelise, Cristina Xisto, Dayane Azevedo e Alomara Andrade, as “meninas” pareciam estar muito bem preparadas para este momento triunfal para a música gospel no País. A diretora artística do grupo MK, Marina de Oliveira, sempre citou este ser um dos desejos de seu coração. O reconhecimento genuíno de um trabalho árduo e tão sério como a de qualquer outro artista neste país.

Em geral o saldo foi positivo. Como se esperava, Faustão quase não deixou ninguém falar. Porém o que mais nos espantou foi o claro nervosismo de Aline Barros. A cantora quis mais mostrar potência vocal do que propriamente ficar calma e falar na hora certa. Ela parecia ofegante, e com seus olhos arregalados foi literalmente atropelada por Faustão e Fernanda Brum. Que por sua vez, demonstrou calma e sobriedade em todos os momentos em que teve a oportunidade de se colocar. “A mãe do Isaque e da Laura” (como o “gordo” adora falar) passou toda a sua mensagem mesmo nos velozes minutos em que ficaram no ar. Foi tudo muito corrido e assustador. E todo esse pânico deixou Aline visivelmente acalorada e em segundo plano.

Um pequeno passo porém uma grande vitória para o mercado Gospel. O momento nos fez pensar em tal honra. Nem mesmo “Santa” Paula Valadão, com toda a sua majestade, desfrutou de tamanha “Glória”. Aliás, lá estava! Nas mãos de Fausto Silva o lançamento de Fernanda!

Aline entrou cantando “recomeçar” (Claro...Afinal, tocou na novela). E Fernanda entrou tomada pelo leão “cura-me”. Emerson Pinheiro soube executar com primazia o quase “show de rock” promovido especialmente para o programa televisivo. Sua banda se comportou conforme o esperado. Exceto no momento em que as duas cantaram “Tudo é Teu”. Ambas ”se trombaram” musicalmente e se perderam da banda. Mas, como a maioria dos “mortais não crentes” presentes estavam mais eufóricos com o “pula pula”, nada foi perceptível.

A repercussão do evento começou desde o início do programa. O Twitter ferveu com a presença dos então conhecidos @brau_brau, @criz_coca e demais. Enquanto isso Dayane e Alomara iam mandando fotos das “eleitas” nos bastidores da “fábrica dos sonhos secular”.

Por fim, ficamos felizes e tivemos certeza de que este momento vai render ainda mais “dim dim” para Fernanda, Aline e para a MK Music é claro. Mesmo assim, é um resultado merecido por tanto trabalho, vidas jogadas na estrada e que ralam dia e noite... por almas e almas e almas.... comprando seus CDs, é claro.

Deus abençoe essa geração. Impactada por divas profissionais do Senhor! (ai que saco.. num deu nem pra Yvelise levar o buquê!!)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

O possível “novo” Conexão Gospel

Após problemas pessoais na vida da já então consagrada apresentadora do programa MK na TV, Marina de Oliveira, o Conexão Gospel vinha sendo tranquilamente guiado pela até então “única repórter MK”, Angélica Ribeiro.
Nada disso seria problema até um estranho rebaixamento da mesma. A morena sorridente voltou ao seu posto de “coadjuvante”, dando lugar a alguém mais do que a simples voz de Gilberto Ribeiro. Trata-se de Flávia Dourado. (Quem?)
Pois é. Até onde sabemos a moça vinha desempenhando um papel nos bastidores. Até que por um “sopro do espírito” ou um possível ”fricote” de Angélica, a moçoila recebeu sua chance.

Bem, como já é comum o programa vem tentando estar na vanguarda. Porém, mexendo com um tema tão “sacro santo” é complicado fazer algo no estilo MTV. Como tudo na MK não é de uma vez, a diretora do programa, Dayane Andrade, e sua valoroza equipe tentou dar a tão esperada “cara jovem”.

Mas, cá estamos nós para apontar as qualidades e os defeitos deste “novo tempo”.

Flávia não precisa ficar com essa boina ridícula eternamente, né? A coitada da Bruna Karla precisou de quase 3 cds pra conseguir se livrar desse “pára-brisa” em sua cabeça. A moça aparenta ter belos cabelos. Portanto não há sentido algum para que esta utilize este objeto completamente “non sense” em cena.
Era pra parecer jovem? Ficou ridículo. Com cara de alguém que catou o adereço no último stand do Top Fashion Bazar. Alguém já viu uma pessoa jovem, “descolada” andando com isso na rua? Não. No mínimo em “raves”, em negros, que geralmente tem mais estilo pra isso e em cantoras gospel que querem muito parecer jovens. Portanto, MORTE AO CHAPÉU.

Fofa como a apresentadora anterior, Flávia tem carisma e parece saber conquistar o público. É claro que com alguns ajustes ela pode ir ainda mais longe.

Mas, fundo cromakey? Estamos em algum programa falido da CNT? Tudo bem que o cenário anterior era mais ligado a Marina. Mas, esse fundo cromakey total não dá, gente! Isso é muito amadorismo. Vamos fazer uma pesquisa de cenário jovem e diferente para inserir a menina. Que tal investigarem como andam os cenários da MTV? A MK é campeã em diversos tipos de plágio musical e na arte das capas. Podemos agora partir para um “novo patamar espiritual”. E nem precisa ser tão grande como o anterior! Basta um sofazinho, uma só daquelas telinhas LCD atrás, uma mesinha, etc. Só não dá pra ficar com aquele fundo. Vamos providenciar algo.

A presença de Angélica nas entrevistas deve permanecer. Até porque a demanda provavelmente estava alta para uma só pessoa. Mas “Flávinha”, vamos tratar de DEVORAR todos os CDs MK. Ninguém quer mais ouvir que o cd é uma benção, lindo, etc. Precisamos de alguém que de fato saiba avaliar os cds com um mínimo de embasamento de ouvinte.

Em um apanhado geral, Flávia Dourado passou em nosso teste e merece permanecer. Apenas alguns toques... Observe o gesticular das mãos estilo “pastor pregando promessa”. E a repetição de “com certeza”. Busque sinônimos.

Outro problema é dizer “com certeza você já cantou ‘dá uma chance’”. É arriscado demais jogar para o público de que este já cantou uma música que pode ser das melhores. Principalmente quando estamos falando de Henrique Cerqueira. Milhares de pessoas devem ter respondido ao ouvi-la... “Não. Eu nunca cantei Henrique! Credo..”.

No mais, tudo OK.

Parabéns ao Conexão, Dayane pela proposta, câmeras pelas viradinhas ousadas, e todos os outros que não vemos mas “em espírito” cremos que estão por “detrás dos Panos”.
E você Angélica... que papelão hein mulher...

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pior do que a encomenda

A cantora “tim”, que de “tim” só ficou a voz, Pamela sem dúvida ganhou espaço entre o hall dos artistas mais bizarros no meio gospel. Dona de uma voz levemente irritante e inconfundível, a “artista” tem sido amada e odiada pelos que dão atenção a sua carreira “estelar”. Ops... Mininstério...

Depois de todo o escândalo envolvendo suas fotos pra lá de animadinhas e um comportamento “cristão” pra lá de duvidoso, a moça ergue-se da lama, correndo atrás de patrocínios e fazendo de tudo para se manter de pé no império MK. Contrariando todo o bom senso pseudo espiritual, mais uma vez a empresa se rende ao charme mundano da cantora permitindo uma nova tentativa de vendas mesmo após tantas evidências de uma imagem arranhada por sua vida abertamente jovem e livre.

E veio ‘Ritmo e poesia’. Cd que originalmente se chamaria ‘música e poesia’. Porém, “pancadões” tão fortes descaracterizariam um nome tão “poético” a se dizer. Isso, aliás, porque convenhamos... de poesia o cd não tem é nada. As letras são esdruchulas e misturam amor de conquista, com Jesus, Deus, etc. É algo patético de se ouvir. E temos que admitir! Ela já teve seus momentos melhores! Até “I Love you” tinha mais conteúdo do que isso que estamos nos deparando!

A produção estilo “música de participação especial novo cd de Liz Lanne” não rendeu bons frutos. Foi preciso 4 “caras” para tentar dar um jeito no som do cd e nem assim a coisa andou. O falecido Val Martins, que hoje anda passando atrás dos holofotes, o tal de Vitor Junior (quem?), o convidado especial Denis DJ, que parece ter vindo mais pra reforçar as batidas que Waguinho não conseguia mais fazer, e o cansativo Rogério Vieira, que hoje está mais para o que o Emerson foi no passado: Repetitivo e previsível.

Rogério trouxe um som oco e vazio. Coisa que não aconteceu em “A Chave”. Comparar as canções agitadas e a qualidade do produto anterior com o atual é algo gritante. Se o produtor foi o mesmo, o que aconteceu?
Não sabemos. Mas vamos destrinchar faixa por faixa para você entender melhor sobre esta “bomba”.

1. Vem pra cá
Bom dia alunos! Vai começar a aula da tia Pamela. Pense em step, academia, muito ritmo, Gatorade... coisas do gênero. Agora misture isso com aquelas letras americanas que quando traduzidas para o português perdem totalmente o sentido. É isso. “TRASH”

2. Eu adorei
A Perla se converteu? Ah não... é só a Pamela querendo muito ser a Perla. Que aliás... canta mais que ela! Quem teve a oportunidade de acompanhar o Kades Singers dando uma de “banda de cantora mundana” vai amar ver isso. Não estávamos com saco de achar o link pra vocês, mas ela andou aparecendo naqueles chats em vídeo do Twitter junto a Dennis e Marlon em um momento “acústico de ser”.
Mas enfim. Voltando a nossa “Sandy”.. Eu adorei é “chiclete ploc”. Não é aquele “bubaloo” que tem aquele caldo delicioso dentro. (Se bem que ultimamente caiu muito né? Já foi o tempo que “bubaloo” era o máximo. Nossa.. lembrei até de “bolin bola” agora!) Ou
seja, não basta ser música que cola rápido. Tem que ser de qualidade.

3. É tão bom
A primeira música de amor a aparecer no CD. Não sabemos ainda onde foi o erro. Na abertura estilo “o clone” ou na continuidade “caindo de paraquedas no sertão nordestino”. Péssimo. A letra é tão chata e sem nexo quanto o som de grilo que deixaram ao fundo para dar um ar de “pequena sereia”. Não sabemos ainda COMO ESTA ............ entrou no Amo Você 16.

4. Tô no céu
Ah não. Para... Você não é Negra Li, garota!!!!! Nem a MK chamou o Akon pra gravar contigo. Conforme-se!
Agora sim o chá de cogumelo começa a ter efeito. Esta é uma das canções que, além de um plágio descarado da canção internacional “you’re so beautiful” de Akon e Dulce Maria, tem a letra mais bizarra do mundo. Ela fala que encontrou alguém. Parece que fala de Jesus e canta para o futuro namorado que ela está “dando condição”. Isso tudo provavelmente naquelas baladas que ela ama e com aquele copinho de caipirinha básico na mão. Da mesma forma que a m
úsica começa ela termina. E você se pergunta.. “o que foi isso!?”

5. Música e poesia
Finalmente uma introdução igual a de todos seus CDs anteriores. Mas logo você percebe que o famoso arranjo de “videokê” continua ao fundo. A gente chega a questionar se estes instrumentos de fato são reais ou todos eletrônicos! É algo tão fraquinho...! Logo você nota... “ai meu Deus... MAIS UMA MÚSICA DE AMOR SEM SENTIDO”.
A letra diz... “somos música e poesia... a canção perfeita”.
Total! Já estou até apaixonado.... por alguéeeem.... por Jesuuuuiiixxx.... ai não sei.... você acha que eu to lindaaammm?
Enfim. Só de perceber que o titulo do cd vem daqui você consegue deduzir o resto... TREVA.

6. Inigualável Sensação
Nesta altura do cd a gente jurava que iria ouvir algo gospel. Mas não... mais uma canção de amor!!! (grito de ódio!!!!) Bem no estilo Rick e Renner, a canção trás a mesma batidinha da anterior. Parece que foi arranjado pelo Novo Som na década de 90. Principalmente na hora do solo do teclado.

7. Obrigado Deus
E chega Marina em sua participação especial.
Estava esperando novamente algo bombástico? Não. Chega de polêmica.
“Que tal pegar leve agora”, provavelmente disse Marina a sua sobrinha adotada.
Então Pamela olha, jogando os cabelos sobre os ombros, e emite seu famoso som... “RÁH”.
A canção é um chiclete morno. Fica na cabeça e é uma das únicas de louvor que o cd apresenta.

8. Sobrevivi
Finalmente uma canção boa. Depois da anterior, esta de fato resgata o estilo “safada” da cantora. A palavra anterior chocou você? Duvido que mais do que aquelas fotos “safadinhas”. Fora que para o mercado uma “safada” vende mais do que uma meio crente meio mundo. Portanto, o ritmo, o arranjo, a composição e até mesmo a participação do falso rapper (Abdullah) foi de primeira.

9. Deus me deu você
Nossa. Voltamos a estaca zero. Mais um plágio disfarçado. Só não conseguimos lembrar de qual canção. Mas que ficou chata e brega FICOU. Esta é aquela que você olha pro seu amigo e fala “pula”.

10. Medo
A música lembra aquele estilo ‘A chuva’. E a letra define MUITO BEM o cd. Por que não colocaram esta como título do álbum?
E adivinha? Outra música de AMOR!!

11. Desta vez te perdôo
Chaaaaata.... 7ª Canção de amor. E nem é boa. NADA comparado a “contar as estrelas”, “quero te encontrar” e outros sucessos já gravados pela mesma.

12. Pensava em Ti
Não. Marcela Gandara certamente não perderia tempo ouvindo esta versão.
Pamela resolveu escolher uma das melhores cantoras da música evangélica na America Latina e cismou que ia ficar bom. A canção em questão faz parte de um cd chamado “El mismo cielo”. Simplesmente o que há de melhor nesta safra 2010. E lá foi Pamela, com sua “pata” brasileira.

É a mesma coisa que pedir pra qualqer pessoa que cante “direitinho” gravar e tente imitar Whitney Houston em “I look to you”.
Entendeu né? Acho que não preciso me alongar.

Conclusão: LIXO. Achou que pegamos pesado? Experimente baixar e ouvir você mesmo! É só ir no Google e colocar PAMELA RITMO E POESIA DOWNLOAD. Procure algum que esteja postado no 4shared porque assim você nem se dará ao trabalho de baixar esta “beleza” para o seu PC.

Destaques para ‘Obrigado Deus’ e ‘sobrevivi’.

(de 0 a 5) 1 Estrela somente para os destaques. Nem mesmo ‘Sal e Luz’ conseguiu ser tão ruim quanto este “single” gravado pela cantora. Era melhor terem vendido em slidepack!

Vale a pena ser comprado? Não. E não vale nem pra ser baixado... uff