domingo, 22 de agosto de 2010

De pé, de luto e gravando!

Após uma bizarra rasteira da vida, a morte de seu marido, irmão e genro quase que simultaneamente, a cantora Marina de Oliveira “não para”, mostrando que viver o que se canta é algo importante.
Mesmo tendo seu estilo musical sempre um pouco fora do eixo “adoracional meloso”, que o mercado e a igreja nacional aprova de olhos fechados, ela consegue reunir alguns seguidores de olhos e ouvidos bem abertos, onde sempre são convidados a confrontar e a experimentar estilos, sons e letras um pouco fora do comum. O que, aliás, é de extrema importância a aqueles que ao menos se dizem “ecléticos”.

Meio que forçada e quase que por coincidência, a diretora artística encontrou o repertório jogado ao fundo de seu carro. Onde levando para sua mãe, soube ter negado 1 ano atrás o mesmo. Gravado em tempo recorde, Marina entrou em estúdio. E mesmo visivelmente abalada, gravou uma a uma as canções do cd “Na Extremidade”.

A princípio tudo parecia muito clichê. A capa, “a La” arte do cd de PG e até mesmo um pouco sem noção.. a música antes apresentada na coletânea Amo Você 16.. o arranjo de Rogério Vieira.. enfim. Tudo assustava e causava certa estranheza a quem tinha entendido a proposta tão linear e simples do cd anterior “Eu não vou parar”.

Porém, fazendo uma força maior, ouvimos por inúmeras vezes o cd até amadurecermos uma idéia concreta sobre este que sim, tem um significado singular na carreira de uma das artistas que mais coleciona trabalhos e títulos na história da música gospel no país.

1) Na extremidade
A gente sabe que Anderson Freire tem uma coisa meio “Harry Potter” na hora de compor as músicas. A maioria das melodias “gruda” na gente de forma instantânea. E mesmo não tendo sido este o efeito inicial da canção, hoje é quase mantra implantado em nossas mentes.
A letra fala sobre os questionamentos e desafios da fé na vida da intérprete. E que ainda, ela não precisa questionar. Apenas aceitar e adorar. È uma música interessante que apenas careceu um pouco mais de back e de um arranjo mais intenso. Marina também parecia um pouco “travada” vocalmente. Mesmo mostrando ter tido acompanhamento com uma fono. Que aliás, (risos) não era Lílian de Azevedo... Psiu.. abafa...

2) Migalhas
Prima de todas as canções “pulantes” e divertidas já gravadas anteriormente. Nem precisamos dizer que ADORAMOS. Só o trocadilho “não vou comer migalhas da mesa do Rei” já é suficiente para você que curte um “oba oba”.

3) Chama por Você
Esta parece ter sido uma tentativa de algo diferente. A gente sabe que a cantora tem tentado entrar com tudo no mundo do “rock”. O que sem dúvida deve irritar e muito a alguns tradicionalistas de plantão. A música de cara divide opiniões e gostos. Principalmente porque ouvindo ao cd é uma coisa e em apresentação ao vivo é outra. Um ponto forte a ser destacado é o ritmo estilo rock progressivo e os gritinhos eufóricos, que cativam os fãs de carteirinha. Ou seja, é uma ótima canção e bem fora do comum.

4) Governa-me
Não adianta dizer que ela gostou de gravar essa, que muita gente amou, se arrepiou, porque essa é das estranhas. È algo meio “Sula Miranda” em “Siga bem caminhoneiro”! Não. Desculpem mas é muito caipira.

5) Amor Incorruptível (versão 2)
Depois da melosa versão de fossa no Amo Você 16, ela ganha essa roupagem mais “estradinha”. Sim. Melhorou e agradou. Nem importa se a letra é boba e sem noção. Essa coisa de “não quero mais um amor de homem ou mulher, mas só o de Deus” não rola. Tudo bem que o amor de Deus é o máximo, mas ninguém quer só “fazer a diferença” né? ” Fazer filhos” também é interessante. Como dizia Fernanda.. dá-me filhos se não morro!

6) Força do Senhor
Esta música é aquela velha tentativa de tentar mascarar uma canção pentecostal em algo “pop”. O interessante mesmo é perceber o quão frases do tipo “eu não vou olhar para trás” e “eu não vou parar...” conseguem dar o ênfase necessário a qualquer música evangelística. Enfim... É uma que ganha apenas por isso. Mas não chama a atenção em quase nada.

7) Terceiro dia
É o famoso rock básico. A caixa da bateria fica no “tuntá tuntá tuntá” até alguém perceber que a música é só isso mesmo. O tema de “chave do inferno” já deu o que tinha que dar. Fora que isso em música agitada fica meio sem sentido. Ficou meio “ThunderCats”.. sei lá.

8) Nas madrugadas
Parece aqueles CDs infantis “sono do bebê vol1”. É bonitinha, estranha e não fixa.

9) Renunciar
É quase uma continuação de “migalhas”. Essas músicas nos fazem pensar como seria um clipe de Marina gravando bem ao estilo “Fresno” e essas bandas meio emos de rock. Imagine ela dentro de uma mansão, cheia de jovens bebendo e pulando, gente se jogando na piscina e ela na sala, cantando com sua banda super “hardcore”. Essa a gente pagava pra ver a MK executando em vídeo. Mas, se Pamela não pôde rebolar em “eu adorei”, que dirá isso!! (risos)

10) Boas novas
Ótima. Quem curtiu a 10 anos atrás “Grande é o Senhor” (Ele Reina) do cd Aviva vai amar isso. É quase um resgate do estilo dançante “soul” da cantora. É o tipo de música que você vai acabar ouvindo todo dia pra sair de casa, tomar banho e limpar a casa.


11) Ofício Adorador
Uma música basicamente congregacional que trás uma frase bonita. “quero renascer, como em todas as manhãs, no teu amor”. No clima “roupa nova” a canção serve pra "encher linguiça" e ganhar um nome extremamente clichê. Será que alguém tem na carteira de trabalho “profissão: adorador”?
Pai.. perdoa.. Porque os compositores já não mais sabem o que fazem.



12) Feridas abertas

O nome já diz tudo. No especial 93 ela contou a dificuldade em gravar a faixa. Uma belíssima interpretação que ganha como a canção lenta mais linda do cd. Todos aqueles suspiros e respirações profundas típicas de Marina. Além de ter uma participação relâmpago de Jairo Bonfim.

Se estivermos corretos este ainda não é o novo marco de Marina. Seu último cd 5 estrelas foi “um novo cântico” gravado em 2002. Se os cálculos conferem, seu próximo cd maravilhoso será em 2012, né? Mas como o mundo vai acabar neste ano...

A cantora pode e deve ter todo o investimento da gravadora. É uma pena que o preconceito ao estilo, ao timbre e outras coisas mais acabam por atingi-la e deixá-la meio a margem do mercado.

Nossa recomendação era a de que Marina virasse a chave da criatividade mais uma vez dando uma guinada no estilo. Ela poderia, por exemplo, migrar para o estilo quase eletrônico, como a maioria das cantoras internacionais e maduras tem feito. Ou quem sabe, retornado um pouco ao estilo blues de antigamente. Mas, cremos que este cuidado e bom senso ela terá em seu próximo repertório assim como para o novo DVD! Esperemos...

Destaque para “Na extremidade”, “Migalhas”, “Amor incorruptível”, “boas novas”, "renunciar" e “feridas abertas”.

(de 0 a 5) 4 Estrelas para um cd que mesmo gravado muito rápido não deixou de ter qualidade. Esse trabalho é como aquele bom vinho. Não adianta beber direto. É preciso degustá-lo. Além disso, quanto mais velho melhor fica. Tanto que esperamos até agora para fecharmos a análise.

Porém o mais importante.. um trabalho profundamente emocional, que ganhou uma interpretação única diante de circustâncias tão escabrosas como as vividas pela cantora. O que sem dúvida aumenta em muito o valor do produto. Parabéns.

Vale a pena comprar? Vale.

24 comentários:

  1. "...artista que mais coleciona trabalhos e títulos na história da música gospel no país..."

    Menos, né amigo?!!? Você está totalmente equivocado... Ela nem de longe se equipara à quantidade de lançamentos feitos por JAIR PIRES (In Memorian), OSÉAS DE PAULA, CÍCERO NOGUEIRA, VOZ DA VERDADE, MARA LIMA, SHIRLEY CARVALHAES, LAURIETE, entre outros...
    Será que de tanto "bater" neles (mk e cia) a consciência pesou??? hehehehehehe

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. oh q graça, vcs deram um desconto pra ela. concordo com a atitude de vcs. a análise está ótima como sempre! quem gosta deve comprar mesmo. eu respeito o momento dela...

    ResponderExcluir
  4. não esquenta não daqui a um ano a aline vai ter + coletaneas do que a marina cd's originais...

    ResponderExcluir
  5. Vcs cairam um pouco no meu conceito com aquele video parodia da Pamela (Crime).. baixaram o nível.. Além do mais, a fase louca da Pamela foi em 2007/08.. acho necessário pegar tanto no pé da moça rs.

    MAS...

    Gostei da review..
    Concordo plenamente com o que falaram da faixa 5 rs, é bem cliche mesmo. Chega a ser irritante, e meio hipócrita (por parte do compositor)..
    Ah, Governa-me é linda rs..
    E concordo novamente, com o cd 5 estrelas ser Um Novo Cântico.. Esse sim..

    ResponderExcluir
  6. *acho DESnecessário rs

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkk quase caguei de rir da análise da faixa 5...

    Mto bom!

    O redator deste blog escreve muito bem... poderia postar mais vezes e ensinar a outros blogs do gênero a criticar com inteligência e imparcialidade... rs

    ResponderExcluir
  8. Pessoal, a música é FERIDA ABERTA no singular

    ResponderExcluir
  9. am,ei a analise como sempre,mas cd da Marina bom ? :(
    não gasto meu dimdim não e nem baixo da net,mto chatooo !

    ResponderExcluir
  10. ACHEI A ANÁLISE DO MEU CD MUITO DIVERTIDA...É SEMPRE BOM TER A OPORTUNIDADE DE SABER O QUE AS PESSOAS IMAGINAS QUE ESTÁ NA NOSSA CABEÇA OU NOSSO CORAÇÃO! SEI QUE GASTARAM TEMPO FAZENDO ISSO...E EU SOU MUITO GRATA.

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkk eu num aguento vc´s....\O/\O/ viva ao mk3....qto ao cd justa a colocação o mais legal foi ver o comentário ORDIN* da própria kkkkkkkkk bjusss

    ResponderExcluir
  12. gente...
    ouvi o cd e nao gostei muito...
    por incrivel que pareça, a canção que mais gostei foi governa-me...
    e assim, gosto da marina que exageeera, com grios e muito vocal...essa eh a marina que conquista todo mundo, que deixa sua marca e que não passa despercebida!

    espero ancioso que ela siga a dica de vcs e entre num estilo eletronico, ou volte c o blues e akele gospel tradicional...amo muuuito!

    ResponderExcluir
  13. Marina de Oliveira é uma das cantoras mais subestimadas que eu conheço. Seu timbre é único (todos são, mas acho que vcs entenderam oq quis dizer...), o jeito dela cantar foi ela que inventou, é dela, os gritos, os exageros, a afetação. É difícil interpretar as músicas, e não apenas cantá-las. E Marina põe seu coração em cada música. Adoro Chama por você, e Amor Incorruptível tem uma letra bobinha, mas a música é boa, mesmo.

    ResponderExcluir
  14. amei rsrsrs

    eh bem isso a marina sucesso pra ela

    ResponderExcluir
  15. Marina canta com técnica vocal e quem entende sabe que a interpretação está perfeita, eu acho ridículo e completamente impossível certas afirmações como cantor mk desafina em cd gravado em estúdio, nem em ao vivo isso é possível quanto mais em estúdio.

    todo mundo sabe que se o cantor erra ou desafina canta a música de novo e grava outra vez, ou então corrije em estúdio.

    Todo cantor pode desafinar em uma apresentação ao vivo, afinal nenhum ser humano é perfeito, mas em cd, dvd lançado por uma gravadora é simplesmente impossível.

    O CD é tudo de bom, o jeito de cantar da Marina se chama cantar com técnica vocal, ela canta como poucos.

    ResponderExcluir
  16. A Marina arrasa ela uma de Deus Batalhadora Confesso O cd não esta melhor que o anterior chamado "EU NÃO VOU PARAR" mas gosto de algumas musicas como na extremidade,migalhas,chama por você,governa-me,forca do Senhor,terceiro dia,e Renunciar PARABENS MARINA pelo o que vocÊ tem sido

    ResponderExcluir
  17. CD VIVA – CASSIANE
    MÚSICAS (REUEL MUSIC):
    1. DE UMA FORMA DIFERENTE – RODNEY SANTOS / DAVI VIANNA
    2. CELEBRAREI – JAIRO BONFIM
    3. O NAZARENO – MOISES CLEYTON
    4. ESCOLHIDO – TONY RICARDO
    5. SOU MILAGRE DE DEUS – VANIA SANTOS
    6. CREIA NO MILAGRE – ROBERTO REIS
    7. MEMORIAL DE DEUS – TONY RICARDO
    8. A UNÇÃO DE DEUS – HEMERSON POUBEL
    9. PRIMEIRO AMOR – MOISES CLEYTON
    10. DESEMBORCA O VASO – MOISES CLEYTON
    11. ÁGUAS DA UNÇÃO – RONY / CELSO / CASSIANE
    12. NÃO VAI FALTAR – MOISÉS CLEYTON
    13. FAZ-ME VIVER OUTRA VEZ – ELAINE ARAÚJO
    14. JESUS CRISTO VEM – HEMERSON POUBEL

    ARRANJOS, PROD. MUSICAL E REGÊNCIA: JAIRINHO MANHÃES
    PROD. VOZ: JAIRO BONFIM / J. MANHÃES
    FONO: LILIAN AZEVEDO
    PIANO: RONNY BARBOSA
    BATERIA: SIDÃO PIRES / CLÁUDIO INFANTE
    BAIXO: MARCOS NATTO / MARCOS SALLES
    TECLADOS, LOOPS: ANDESON GOMES / J. MANHÃES
    VIOLÕES (AÇO E NYLON) E BANDOLIM: TAVINHO MENEZES
    GUITARRA BASE E SOLO: TAVINHO MENEZES / ANDERSON GOMES
    PERCUSSÃO: ZÉ LEAL
    SAX TENOR: JOSUÉ LOPES
    TROMPA: ISMAEL LOPES
    FLAUTA: J. MANHÃES
    ACORDEÃO: LENNO MAIA
    VOCAL: J. BONFIM / KATIA SANTANA / LILIAN / ADIEL FERRER / JOSY BONFIM / ROBY OLICAR / SULA MAIA / JOELMA BONFIM / MARQUINHOS MENEZES
    CORAL NAS MÚSICAS “O NAZARENO” E “MEMORIAL DE DEUS”: RENOVASOUL
    CORAL INFANTO JUVENIL NA MÚSICA “CELEBRAREI”: JAYANE / CAIO / JOSHUA GUIMARÃES / NATALIA / LORRAINE MESQUITA / CAROL FREIRE / MANUELLA / WALLACE BONFIM / MARIA LUISA BATISTA / MILENA / JULIANA COSTA / KATHERINE / MELISSA JULIO / JAMILE SOUZA / VITÓRIA MARTINS / RAQUEL CRISTINE / GABRIELE / FELIPE / RAFAELLA CARVALHO / CAMILA QUEIROZ / LARISSA DO NASCIMENTO / FELIPE REIS / ROGÉRIO JOÃO / ISABELE FRONTINO / KEILA RAMIRES / PHILIPE FERNANDES / GABRIELLE FERNANDES / DAIANA DINIZ / KAREN SOARES / ANA BEATRIZ / SABRINA MORAES / GABRIELA CORRÊA / LETÍCIA / ALEXYA ALMEIDA / THAMYRES LIMA / MARIA EDUARDA / CAMILE DOS SANTOS / MUNIQUE / EMANUELLE VIDAL
    VIOLINO SOLO NA MÚSICA “O NAZARENO”: ALEXANDRE SCHUBERT
    VIOLINO SOLO NA MÚSICA “1º AMOR”: ARAMIS ROCHA
    VIOLINOS: ARAMIS ROCHA / GUILHERME SOTERO / JEAN PAULO
    CASIMIRO / RODOLFO LÓTA / RODRIGO SILVA / MILTON JR / ÉVERTON AMORIM / RAFAEL PIRES / ROBSON ROCHA / ANDERSON SANTORO / ANGELO MARTINS / CUCA
    CELLOS: THIAGO ALMEIDA / FABRICIO RODRIGUES / DENI ROCHA
    REGÊNCIA: J. MANHÃES
    GRAVADO E MIXADO NO REUEL VIP
    TÉC. DE GRAVAÇÃO E MIXAGEM: ANDERSON TRINDADE
    AUXILIAR: MAICON MOURÃO
    MASTERIZADO POR STEVEN HALL NO FUTURE DISC LLC/USA
    FOTOS: CRISTINA MENDONÇA
    MAKE-UP E CABELO: LEANDRA ROCHA
    FIGURINO: KATIA SANTANA
    GRAVADORA: SONY MUSIC

    ResponderExcluir
  18. Marina de Oliveira é uma das cantoras mais subestimadas que eu conheço. Seu timbre é único (todos são, mas acho que vcs entenderam oq quis dizer...), o jeito dela cantar foi ela que inventou, é dela, os gritos, os exageros, a afetação. É difícil interpretar as músicas, e não apenas cantá-las. E Marina põe seu coração em cada música.

    ResponderExcluir
  19. Aha, uhu, O grammy 2010 é da Loira...

    ResponderExcluir
  20. Olha o cd é meio estranho mais pela situação que ela esta passando até que passa pelos nossos ouvidos, agora ca entre nos a Marina a cada dia que passa esta mais e mais linda....

    ResponderExcluir
  21. marina o que falam de voce e bobera gosto de voce e das suas musicas

    ResponderExcluir