quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Glórias! A Rainha está de volta


Ouro (40 mil cópias vendidas) em 15 dias. É mole ou quer mais?

Fernanda Brum volta em altíssimo estilo ao topo de vendas na MK Music. E dessa vez, não adianta nem Aline ir pra lá e pra cá em sua “estrada”. “Pra. Peniel” retorna completa, gritante e mais poderosa do que nunca.

Mas o q
ue aconteceu para que este seja um cd tão especial? A impressão que temos é a de que a cantora e seu marido produtor tenham passado dias, meses e anos dentro de sua “caixa das lembranças”, separando um repertório digno de “rainha pop”.

“Glória” não podia ter um nome mais propício. E não estamos nos referindo aos títulos pra lá de “gloriosos”. O conteúdo do produto é forte e causa um grande impacto a qualquer um que ouvir com atenção.

Teoria dos 10 anos
Lembram daquela expressão usada pela própria mk.. “10 anos de muitos louvor”? Pois bem. Acreditamos piamente de que esta “benção” ou “maldição” ronde o repertório dos artistas. Quem se lembra de “Quebrantado Coração” (2000)? Até então outro único cd 5 estrelas da “levita”. Tudo bem que logo em seguida ela conseguiu até 4 com o luxuoso “Apenas um Toque”. E tudo isso mesmo com aquela voz horrível.
Pois bem. Depois disso só vieram “singles”. (Cds que só contém até 5 músicas boas e audíveis)
E quem se lembra dos similares em 2000? “Aviva”, “com muito louvor”, “Deus proverá”, “Jozyane – Um novo coração”, “Liz Lanne – Deus disse sim”, “Por toda vida”, “Aos pés da Cruz”... lembram? TUDO foi um estrondo. E agor
a, em 2010, a empresa tem conseguido marcar seu caminho com proezas e músicas semelhantes.
“Cura-me” foi um single de sucesso. Mas este sim é um CD completo.

A produção
Emerson Pinheiro e Livingston Farias conseguiram arranjos inimagináveis. Como já era de se esperar, a fórmula musical de “cura-me” com seu “pianinho dramático introdutório” é novamente um dos carros chefes do produto. Porém desta vez, assim como a arte da capa, algo mágico veio junto ao conteúdo. Mixagens, reverber’s e delay’s mais cuidadosos e místicos. Quase como aquela época em que a cantora curtia tocar um shofar e jogar jarros de azeite em cabeças alheias.

Tudo isso só consolida uma verdade: O estímulo sonoro correto pode e nos leva a outras dimensões. E não queridos, não se trata “da Glória de Deus”. Mas sim de um belíssimo trabalho e tratamento digital em estúdio.

E cá entre nós.. Tudo de primeira hein!

Nada parece ter sido feito nas coxas. Até mesmo as pseudo cordas de Emerson não pareciam tão simples como antigamente.

Vocal
Sua voz voltou a alcançar notas altas? Quando ouvíamos só nos olhávamos com aquela expressão de “duvido que ela faça isso ao vivo”... Mas enfim. Mesmo passando pelo “autotuned” seus agudos ficaram bem interessantes. Inclusive firulas “Black”! Algo deixado há tanto tempo atrás em suas canções!

Participações e cia
Além do sempre tão bem treinado backing vocal, a abrilhantada participação de Jairo Bonfim apenas corroborou o sucesso da faixa título. Que, aliás, nos surpreendeu e muito em se tratar de uma faixa puramente “Black”! FINALMENTE! Honras e glórias também ao Coral Renovasom. Um charme a parte.
Aplausos ao back em faixas de peso como “No sangue e no fogo”, “A visão da Glória” e outras. Pra que coral se conseguiram simular algo muito próximo disto? Parabéns.
Adooooro essa devolução artística de favores. Depois de ter feito a “feat” na canção para mulheres abatidas, deprimidas e solitárias no cd de Ludmila Férber, Fernanda cedeu gentilmente o espaço em seu “puff do sucesso” para os “sussurros afinados de bodinho” de “Ludi”. Ficou “meiguinho”. Bem “laralá laralá” como a própria música diz.

Surpresas e Ousadias
Momento “Ana Carolina” em “Serpentes no deserto”? Vale a pena descobrir o lado “barzinho” da cantora sendo anexado ao gospel. Ah sim.. e o famoso ritmo baiano não é que pega? Nos vimos cantarolando “Eu quero ir além” lavando louça! SENHOOR!

Letras
Não é de hoje que percebemos que os saquinhos de chá que a artista anda tomando tem liberando tinta demais em seu pires. Mas cremos que este tenha sido outro grande “bum” pós “cura-me”. Não é preciso ser brega nem piegas cantando versículo após versículo da bíblia. O negócio é ser abstrato e poético. Sem dúvida falar de Deus em meio a um belo campo, lírios e um sol ao entardecer, e tudo isso, abraçada com Alda Célia no jardim secreto da adoração, uivando palavras desconexas, vende mais do que só falar de Jesus.

Exemplo: Ziguezagueando levado pelo vento | Envolto em shekinah eu vou, eu vou | Acima das estrelas | E tantos principados | Vou ziguezagueando pelo ar...

Entendeu? Não tente. Mas que é bonito é, né? O coro é melhor ainda...

Ele é general de guerra e nós somos labaredas | Andando pelo fogo, fogo no sangue e no fogo, fogo

Fernanda encontrou a medida certa entre a boa música e a boa letra. Falando principalmente das “quase” dores da alma. Falar que seus CDs têm sido praticamente “autobiográficos” também tem instigado e muito aos idólatras. Que inutilmente vão achar alguma informação pessoal da cantora. A não ser que por anos ela viveu “em cavernas e ninguém nunca notou”.

Coisas estranhas..
Às vezes temos a impressão de que se ela não fosse cantora estaria almejando algum cargo na política Brasileira. Vai gostar de se meter em assuntos sociais assim no inferno! Depois de “aborto não”, “eu quero ir” (aquela que parecia mais um ônibus lotado de tantas participações), “eu vou” (aquela que ela fala que vai a África, mas até hoje não vimos UMA foto no Twitter), ela vem com “pavão Pavãozinho”. Uma canção onde se diz indignada com a pobreza nas comunidades. Segundo sua própria expressão... “extrapolou”.
Mas enfim. Nada que tire a “glória” e os paetês do trabalho.

Destaques
Não tínhamos como fazer um análise faixa a faixa já que tudo está ótimo. Mas podemos aqui
dizer das que certamente vão mexer contigo. “A tua glória faz”, “a visão da glória”, “no sangue e no fogo” (nossa preferida), “A glória do pai” e “ninguém vai me segurar”.

(De 0 a 5) 5 Estrelas para um trabalho impecável e merecedor de todo o reconhecimento. “Parabéns a cada alma, Jesus, a cada vida que se envolveu por inteiro nesse projeto para exaltar ao TEU nome, espírito Santo (“tsu”) aleluiassssss.”

Vale a pena comprar? Finalmente algo que vale!

28 comentários:

  1. esse cd é ótimo mesmo! semelhante a vcs, acho o hino no sangue e no fogo o melhorrr.

    ResponderExcluir
  2. um up pra nanda... o melhor cd de todos, não tem VIVA que supere a GLÓRIA de Deus nesse CD.
    quem sabe com o sucesso desse cd ela n faz comercial de cabelo?

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida falar de Deus em meio a um belo campo, lírios e um sol ao entardecer, e tudo isso, abraçada com Alda Célia no jardim secreto da adoração, uivando palavras desconexas, vende mais do que só falar de Jesus.²

    ótima análise!!!!!

    cd massa

    ResponderExcluir
  4. rsrsrs Vcs são uma "graça". Eu ameiiii o Glória!!!

    ResponderExcluir
  5. Essa Análise está IMPAGÁVEL!!! PARABÉNS! Não por causa da fernanda brum, mas pela quantidade da resenha que vocês fizeram! Ri muito!!! E concordo com cada linha. Fazia tempo que eu não comprava um CD gospel original kkkk esse valeu cada centavo. abraços

    ResponderExcluir
  6. Confira essa aqui ao vivo, achei q tá gritando demais pra cantar, que o Senhor restaure a voz...acho q os cantores precisam gravar notas q vão conseguir fazer ao vivo, senão queima...mas ela é maravilhosa mesmo rouca rsrsr

    http://www.youtube.com/watch?v=EROVX5Xt8ic&feature=related

    ResponderExcluir
  7. Ziguezagueando levado pelo vento | Envolto em shekinah eu vou, eu vou | Acima das estrelas | E tantos principados | Vou ziguezagueando pelo ar...

    Entendeu? Não tente. Mas que é bonito é, né? O coro é melhor ainda...

    Ele é general de guerra e nós somos labaredas | Andando pelo fogo, fogo no sangue e no fogo, fogo

    ResponderExcluir
  8. Pavão pavãozinho achei parecido com aquela do cazuza..rsrs..Brasil mostra a sua cara, quero ver quem paga;;;não parece gente??

    ResponderExcluir
  9. demais essa analise de vcs,minha música preferida tbm é ziguezagueando...

    eu não entendo nda mais acho linda !
    até que fim a Brum fez um cd bom do cmeço ao fim !

    ResponderExcluir
  10. Não entendo nada de certas músicas desse cd, mas que é lindo, É !!!

    ResponderExcluir
  11. Gente... vamos ler as fichas tecnicas direito do cd. Informação errada não cola hein?!! Livinston Farias não é produtor nem arranjador, é so compositor. Quem divide os arranjos com o Emerson é o Tadeu Shuff

    ResponderExcluir
  12. ***E quem se lembra dos similares em 2000? “Aviva”, “com muito louvor”, “Deus proverá”, “Jozyane – Um novo coração”, “Liz Lanne – Deus disse sim”, “Por toda vida”, “Aos pés da Cruz”... lembram? TUDO foi um estrondo***

    ADORO rss

    A Fernanda as vezes faz muitas esquisitices (lava pés, cds mergulhados no azeite, e tantas coisas de Alda e Valadão e cia.)..
    Mas ela realmente fez um ótimo trabalho.. comprei o cd pela primeira faixa (sem escutar as outras), e não me arrependi.. Vale muito a pena ter o original.

    ResponderExcluir
  13. Esse Cd está perfeito. Inclusive há uma música interessante: Máscaras.
    Achei essa música um tapa na cara de muita gente. Aloka !!
    Fernanda Brum, arrazoou nesse cd !!

    ResponderExcluir
  14. "ela conseguiu até 4 com o luxuoso “Apenas um Toque”. E tudo isso mesmo com aquela voz horrível."

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ri demais!

    O cd ta ótimo! Acho que rock é o estilo que o define em praticamente todas as músicas...

    ResponderExcluir
  15. kkkkk mk3 demais fora q cds hj é prramente comercial....essa da alcançar vidas é balela...falow das super estrelas claro kkkkkk a fernanda mais uma vez implacou o cd,,,,mas gente ja ta chato todas as vezes q lança um cd fica gritando o titulo d 10 palavras 9 é GLÓÓÓRIA PELAMORDEDEUS

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkkkkkk
    morri
    retorna completa, gritante e mais poderosa do que nunca.


    amei a análise ri demais ... minha preferida é mascaras!

    ResponderExcluir
  17. pessoal, cd maravilhoso hein?
    cara, adorei saber que voces tambem foram marcados por akeles cds perfeitos, todos lançados ha uns dez anos atras, qdo a MK emplacava tooodas...
    esse cd da fernanda, ta muito bom mesmo...
    as analises de vcs sempre me divertem muito!

    a minha preferida também é no sangue e no fogo, e seu vocal perfeito...
    abração galereeenha!

    ResponderExcluir
  18. A capa ficou a lá "hoje é dia de 'marina'" op's;de maria.

    ResponderExcluir
  19. ESTE CD É BELÍSSIMO É MUITO BOM
    ESTA IMPECÁVEL DETSQUE PARA MEUS PREFERIDOS: "NO SANGUE E NO FOGO", "EU QUERO IR ALÉM" E "CANTA M'ALMA ALMA

    ResponderExcluir
  20. Este CD ê bencão pura lindo arranjos vale a pena ouvir e comprar mais original.

    ResponderExcluir
  21. QUEBRANTADO CORAÇÃO NÃO É DE 2000
    MAIS SIM DE 2002!!

    Pavão Pavãozinho! Mto massa

    ResponderExcluir
  22. Quis dizer no tempo de 2000 e naun de 2002...
    Idiota!

    ResponderExcluir
  23. LEIAM O ENCARTE DIREITINHO!!!

    A musica da ALDA CÉLIA é a Visão da Gloria:

    Vejo o Senhor assentado no trono
    Vejo o Senhor alto e sublime
    Ao som da Sua voz me arrependo e me prostro.
    Eu ouço os serafins dizendo uns aos outros:

    Santo, Santo, Santo, Santo é o Senhor. Toda terra está cheia da Sua glória
    Santo, santo, santo, santo é o Senhor. Toda terra está cheia da Sua glória.
    Glória, glória, glória, glória
    Eu vejo o Senhor

    E não a musica do Ziguezagueando como mencionado na critica.

    ResponderExcluir
  24. A Paz do Senhor pra todos....
    Primeiramente eu gostaria de saber se alguma vez já pararam pra pensar no que fazem?Por que o trabalho vcs sabem fazer analises e criticas melhor que muita gente que conheço,só dou uma dica bem proveitosa pra ti,use esse talento pra fazer o bem e não o mal,em todas as vezes que entrei nesse blog estavam falando mal de alguém.
    Os cantores da mk são ungidos de DEUS e creio e vcs ão de convir que se o que eles fazem não fosse pro SENHOR não estariam onde estão,tenho praticamente todos os discos da Fernanda Brum,Eyshila entre outros,e em cada trabalho realizado elas vem se superando um após o outro,a Fernanda Brum é uma pessoa maravilhosa,canta super bem e não vejo motivos para a tripudiarem tanto,vcs falam dos trabalhos sociais que ela realiza,por que ao invés de tripudiarem sobre uma obra desta vcs não se mobilizam e vão ajudar?
    Como já disse em um comentario anterior se acham que os contratados da MK e propria MK são tão ruins assim,desafio vcs a produzir um cd ou dvd melhor se que vcs são capazes,mais como eu pensava são covardes que se escondem atras de um computador pra ofender as pessoas e difamalas,cara... não sei como vc é nem quantos anos tem,mais se comporta pior que um moleque,tenho só 17 anos e sei o quanto estão sendo infantis fazendo o que estão fazendo.Se são tão valentes pra dizer todos esses absurdos que dizem por vcs não mostram suas caras,hen?Certamente não são valentes pra isso,...ahhahashahsahshahshahshah
    Covardes..............Saiabam que a mão de DEUS vai pesar sobre vcs,se ja não estiver pesando.....vai saber.........Há proposito a Fernanda Brum é demais,seus invejosos........porque quem mexe com ela mexe comigo.........
    Daiane Spinardih
    São Carlos-SP

    ResponderExcluir
  25. "sussuros afinados de bodinho" da Ludmila... HAHAHHAAHAHHAHAHA trinkei!!

    ResponderExcluir
  26. só podia ser um kr idiota msm !! Vc não tem o que fazer não ? Bestão !

    ResponderExcluir
  27. Concordo com a desconexão das faixas. A produção é boa, o CD é bom, mas não basta só falar JESUS, Jesus, jesus, jesus, jesus, tem0os que crer na igreja... se não cremos na Igreja não cremos na Bíblia e consequentemente nao cremos em Jesus Cristo... Mtos vão perder a fé um dia se não crerem na IGREJA DE CRISTO, A CATÓLICA.

    ResponderExcluir
  28. FERNANDA BRUM, se vc visitar este site, quem sabe um dia... baixa este audio sobre NAO EXISTE BIBLIA SEM IGREJA http://padrepauloricardo.org/audio/por-que-nao-ha-biblia-sem-igreja/ e ouça!

    Vcs protestantes tbm podem baixar e ouviiir...

    ResponderExcluir