terça-feira, 6 de outubro de 2009

"Uma obra de arte"

Se faltava algum DVD pra completar a safra 2009 de excelentes produções, este sem dúvida chegou pra ficar.

A mk3 tem que dar a cara a tapas para as diretoras e produtoras do evento. Pegue a família, namorado(a), mãe, amigo (que goste de música) e sente pra assistir com meia luz, coca-cola e pipoca, esparramado ao sofá. Pois foi exatamente assim que nós vimos o DVD.

Não é um produto comum. E não foi a toa que Marina de Oliveira louvou seus talentos na sala de visitas especial do DVD no Conexão Gospel. E se, assim como nós antes de realmente avaliarmos o produto, acha que é ruim, não se apresse ao julgar.

Marina de Oliveira e alguns outros grupos já fizeram muito pela música gospel. Mas hoje podemos com orgulho assegurar que Kleber Lucas está fazendo mais um avanço na história fonográfica do seguimento. E isso não é algo tão simples como dizer que o cd “foi um divisor de águas”. Isso todo mundo já fala. O que fez desse DVD um produto singular foi a capacidade de claro, imitar um pouco o que há de secular por aí. Mas também de unir boa música, composições à um boa idéia e uma excelente direção.

O DVD lembra o conhecido “pode entrar” de Ivete Sangalo. Este tem sido um novo e interativo modo para o espectador. A princípio você espera apenas a voz esganiçada e os excêntricos trejeitos do artista. Mas logo se vê sentado como se o show fosse só pra você. Não. Não há ninguém nessa platéia a não ser você. Kleber gravou em cerca de 5 locações diferentes. Dentre elas com e sem banda ao vivo. É quase como um clipe ao som real. Real MESMO. Tanto que nem a voz do “milkibar” resolveram passar no protools.

Mas é claro que as faixas “alvorada de amor” e “Deus pai” não passariam despercebidas aos nossos coléricos ouvidos. E não me venha dizer que era sua voz ao vivo, “Klebinho”. Nestas até dona Yvelise percebe a diferença de todo o resto do DVD. Mas a gente compreende. Não existe “Shure” que consiga reproduzir com tamanha fidelidade ao vivo o mesmo que um microfone de estúdio consiga.

O cantor se apresentou em diversos cenários. Tomou um sensual banho de “chuva” na faixa “quatro estações”. Algo que aliás parecia mais uma tromba d’água! Gravou na galeria Fama, aquela em que filmaram o falido programa de talentos da Globo, Fama. Também vamos fingir que não percebemos o cenário “retrô de Jesus” bem parecido com o mais recente DVD de Ludmila Férber. Traduzindo... Foram clipes ao vivo.

O cantor regravou num estilo bem singelo as canções “perdão”, que contou com a participação de Emerson Pinheiro e sua cabeça balançante, “eu quero ser santo”, “pra valer a pena”, “tempo de crescer” e “apaixonado”. Porém o destaque vai quase que todo para a última, que praticamente ganha como a “baladinha mais gostosa e chiclete” deste trabalho. Duda Andrade, guitarra e violão do Quatro por Um, também esteve mostrando seus dedinhos mágicos em faixas como “Abençoada”.

Aquela coisa de que Kleber talvez estivesse “dando pinta” nesta faixa foi perfeitamente esclarecida. Basicamente, o cantor é “sem jeito”. Ou seja, é bem capaz que você o veja em praticamente todas as faixas animadas dando uma leve reboladinha com as mãos pro alto. Estamos errados? Você verá que não. E não é que a única dançinha dele é “engraçadinha”? Cada um tem sua expressão musical. E essa é a dele. Inclusive, preferimos assim a aquela irritante fase “pogoboll de Cristo” em que ele só gritava, suava e pulava. Um saco.

Os backs como sempre, um show a parte. “Don Juan baiacu” lá estava abrilhantando o “cast” do cantores. Klebinho se mostrou em total interação com a banda.

Por vezes os coloridos eram exagerados. Mas nada nos tirou a sensação de estarmos em algum “private show” exclusivo de MPB. E o melhor! Mpb de Cristo.

Musicais a beira da lagoa, catedral Presbiteriana do Rio, enfim. Produto excelente. Se espera algum mover profético, mantra, línguas estranhas, orações... Nem assista. Ah! E o making off, bem descontraído. Pecaram apenas na captação de áudio. Mas enfim. Com tanta coisa pra se editar, imagino que esse deixaram por último. O DVD conta também com uma série de emotivos depoimentos ao cantor. Até a vovó fala!

As que a MK3 mais gostou foram: “apaixonado”, “deixa a luz brilhar”, “frutificar” (com aquele musical incrível ao final), “deixa a luz brilhar”, “Deus pai” (e aquele “faxineiro” assistindo sozinho ao cantor... muito bom). Todas são ótimas.

Categoria do DVD: Cd que vai tocar muito na sua casa. Não cansa e se adéqua a qualquer momento e ambiente.

(De 0 a 5) 5 ESTRELAS e com muito orgulho. Há bastante tempo que esperamos pra dar uma nota como esta. Nem mesmo as pequenas imperfeições conseguiram tirar todo o brilho desse projeto. Parabéns a todo o investimento, sacrifício e trabalho duro de tantos profissionais ao longo desses 5 dias. Desde os câmeras pelas EXCELENTES TOMADAS, “backstage” por Alomara Andrade, até a idealização e direção por Marina de Oliveira e Dayane Santos. Tudo impecável.

Vale a pena ser comprado? Sim, e que bom darmos a certeza a você que que pode comprar com um produto de qualidade.

9 comentários:

  1. Não sou fã, nunca fui e provavelmente nunca serei fã do Blade trinity. Mas confesso que fiquei curiosa depois desses elogios por parte da MK3.
    "Tomou um sensual banho de “chuva” ..."Hohohoh

    ResponderExcluir
  2. faz muita diferença a crítica de vcs. Juro q fiquei com vontade de ver.

    ResponderExcluir
  3. Não vou comprar pq não levo em consideração nada que vocês falam...Até eu posso pegar um DVD qualquer, ir para o computador e dizer se gostei ou não..não entendo porcaria nenhuma mesmo e quem garante que vocês entendem????

    ResponderExcluir
  4. Noffá a MK tem que agradecer a vocês porqe depois dessa muita gente vai comprar esse DVD .
    Eu msm vou providenciar logo o meu *-*

    ResponderExcluir
  5. Mentiraaaaaaa!
    O DVD é uma porcaria e está encalhado.

    ResponderExcluir
  6. .. Nunca sei kuando v6 taum de Zoação rsrs

    ResponderExcluir
  7. eu fiquei super curiosa, quero muito esse DVD, amo MPB e ja tava mais que na hora de um cantor evangélico fazer uma album com esse estilo

    ResponderExcluir
  8. A idéia é muito boa, mas o DVD não é 5 estrelas.
    Tem ângulos ruins e o fato da voz não ter passado por uma correção (pq ninguém é perfeito cantando ao vivo) incomoda bastante, principalmente a quem entende de música.
    As locações são legais, mas não gostei muito da Catedral, achei que não combinou muito, além de ser figurinha repetida nos cenários da MK.
    Ah, e os ângulos das câmeras... Nossa, tem hora que incomoda muito! Mas isso é pra quem gosta e entende de edição e se baseia pelos DVD's da Universal Music pra cima.
    Enfim, mas a idéia é muito boa e realmente é válido pra se esparramar no sofá, relaxar com uma pipoca e ver. Vale a pena, eu acho... rsrs!

    ResponderExcluir
  9. não curti muito não....
    Dvd ruim...aff
    fala sério esse cara não canta nada!!!!!

    ResponderExcluir