domingo, 24 de maio de 2009

Por pouco nota máxima

Dá mais vontade de ouvir que o anterior. E isso é uma coisa que Emerson Pinheiro, produtor também deste, teve maior sensibilidade ao realizar o projeto. Alguns cds anteriores da coletânea pareciam feitos apenas para serem utilizados por casais em festas e etc. Mas não para ouvirmos em casa ou no carro. Desta vez o cd está mais próximo de algo audível.

Mesmo igual ao anterior, a sequência de abertura mantém Willian Nascimento como um bom “abre alas”. Sem dúvida não faz a menor diferença já que logo na faixa 2 Aline entra engolindo o “miss simpatia” com a canção “Deus confirmou”. Parece com todas suas anteriores e está bem naquele estilo por rock. Bem “Aline”. Ou, bem “Hillsongs”. Como preferir. É tudo a mesma coisa né?

Cristina Mel surge com uma canção muito bem arranjada e envolvente. Neste exato instante do cd temos a ligeira impressão de não estarmos ouvindo o AMO VOCÊ. Logo em seguida temos a mesma sensação ao ouvir a maravilhosa interpretação de Bruna Karla. A cantora que conquistou todos com a aquela famosa canção “melodia do amor” no vol 11, agora retorna mais do que namorada e noiva. Literalmente mulher! No timbre vocal, na segurança e principalmente na emoção posta na canção “Que bom você chegou”. Isso mostra que mesmo em crise, a MK tem plenas condições de investir em novos grandes astros da música gospel. Chega de Fernandas e Alines...

E o que dizer da participação mais do que interessante de Bethânia do grupo Ellas na canção “dia do casamento”. Em dueto com Willian Nascimento, agora pelo que vemos o único digno de duetos depois da aparente saída de Alex Gonzaga da MK, a melhor cantora do trio vocal já estaria dando sinais de uma carreira solo? Bem provável.

Apesar de carregada nas costas por Anderson Freire, a Banda Gion não se aproxima nem um pouco do talento do compositor que ultimamente tem sido espremido como laranja pela gravadora. A “bandeca” vem com mais uma música estilo “ié ié ié no casamento”. No volume 14 até que passou. Dando um ar de “pula pula matrimonial”. Essa, já parece trilha sonora de um casamento com os meninos do NX Zero. Será que eles pensaram que iria mesmo ficar igual? (Falta muito pra Di Ferrero, Anderson...)

Fernanda Brum vem com uma música igual a todas as outras. Desta vez ela interpreta a mulher que sofre esperando pelo cachorro do namorado que a fez sofrer. E ela diz esperar na janela. Um dejavú nada original depois do cd “Janelas da Memória” em homenagem ao livro de Yvelise de Oliveira. Tão pouco em comparação a “janelas do coração” interpretada pela ex mk Jessyca e Willian Nascimento no vol 14. Enfim. Fernanda já deu o que tinha que dar. É uma pena que seus fãs acham tudo lindo e não conseguem mais distinguir entre o bom e igual.

Fiquei sinceramente feliz e surpreendido com o tom de voz de Eyshila em “canção de amor”. É claro. Mesmo sabendo que sua “simpatia” não merece minha compaixão, sua voz trouxe uma nova identidade a este trabalho. Fiquei inclusive um tempo tentando reconhecer a voz e não consegui! E isso é muito difícil de acontecer comigo! O único problema da faixa: A música é de amor ou de louvor Eyshila??

Significa que algo que pode ter mexido com ela inclusive como pessoa. Certa vez Aline Barros passou por algo semelhante nas cordas vocais. Disseram que não cantaria mais. E olha só a “fênix” ressurgida sem mais aquela voz de criança que ela tinha. Seria uma prévia do poderoso retorno de Eyshila? Mesmo que isso não aconteça já é bem previsível que o título de seu próximo trabalho será “eu não vou parar”, “milagre” ou “ainda há esperança”. Coisa que a MK adora fazer. Explorar as questões pessoais de seus contratados para vender.

Infelizmente na coletânea, do contrário de sua carreira solo, Marina vem tendo um decrescer na escolha das canções. Quem se lembra de “Nunca será tarde” vol 11 entendo o que digo. Com todo seu poder a loira poderia escolher qualquer uma das canções antes mesmo de ter caído nas mãos das outras intérpretes. Ela poderia ter gravado a faixa de Cristina Mel ou até mesmo a de Aline Barros. Mas não. Ele preferiu um bolero de “beira de estrada”. Não sendo o suficiente ela já está gravando isso em clipe. Além dela, Aline Barros e Willian Nascimento também preparam seus “jabás” em vídeo.

Lô Borges, Beto Guedes, Clube da Esquina, Milton nascimento... jogue isso tudo num liquidificador e ainda adicione uma pitada de purpurina e veja quem sai. Kleber Lucas, envolvido de frutas e cantando mpb igual a dúzias de outros que já estão quase na cova. Mas sim. Já fizeram história na música.
Kleber agora cisma que é a mpb e mgb andam lado a lado. Mas não reclame! É música de alto nível e inclusive muito desagradável ao ouvido de alguns. Aposto que muita gente vai pular essa faixa.
O estilo é muito cômodo, já que nenhum cantor homem da mpb hoje precisa cantar bem. É só dar uns falsetes e sussurrar que ta bom. Mas o que não dá pra deixar de falar é o ridículo estrangeirismo usado na faixa “não fuja de mim”. No mais passa. (É só não dar aquela reboladinha de novo viu Klebinhu?).

Até o Voices entra na onda e vêm banhado de mpb. Muito muito muito bom. O vocal nunca esteve tão bom desde o bizarro cd “sobreviverei”. Onde Lílian ainda não se encaixava com as meninas. O que não mais acontece. Pelo contrário.

Rayssa e Ravel trazem uma canção temática e muito gostosinha. “Feliz aniversário” é a cara deles.
Pam pam aparece uma música com nome nada comum. “Crime” é até agradável de ouvir. Tirando o fato do título se repetir praticamente a música toda. Mas sem dúvida esta foi melhor do que suas últimas “atuações amorosas” na coletânea.

Emerson Pinheiro não se contenta em produzir. Agora ele ta dando uma de cantor também. E vem com uma música muito familiar... Alguém já ouviu “human nature” do cd Thriller de Michael Jackson? Não é mera coincidência. A MK Já usou diversas vezes o mesmo truque. Aliás, ELE já usou muito esse truque em cds que já produziu. “Dentro do meu olhar” é apenas mais uma destas canções muito “parecidinhas” com algumas já gravadas há milênios atrás.

A banda Quatro por um gravou uma canção que mais parece o título do cd. Aquele tipo de música que nem precisava nunca ter entrado no cd.
Mas logo em seguida a gente consegue se deliciar com a lindíssima voz de Jozyanne na faixa final “vale a pena amar”. A intérprete está alcançando notas altíssimas! O que impressiona bastante quem torce por ela e por sua voz.

É muito interessante ver como a receita de coletânea de amor vai longe. Principalmente porque mostra que cantor gospel não é só levita. É CANTOR.
Podem e devem interpretar algo que vá além de letras bíblicas. Mesmo ainda presentes.
E é nesse exato momento que notamos que vai e quem não vai longe. Os verdadeiros artistas se destacam pela brutal interpretação. E isso é uma vitória dentro de um estúdio onde os retoques no computador sempre passam por cima do real.

Destaque para as canções de Bruna karla, Cristina Mel, Eyshila, Voices, Pamela e Jozy.

O cd já está disponível para download na internet.

(0 a 5) 4 Estrelas pra esse trabalho que é a cara de 2009. E tem a cara de qualidade que fez a MK ser o que é hoje.

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a voz da Eyshila está muito linda.

    Senti que ficou aveludada sem perder a característica da voz da Eyshila que todos conhecem.

    ResponderExcluir
  3. Aê... Jozy arrasando como sempre!

    ResponderExcluir
  4. Axo muiito legl falar oque axa, mas sem criticar...

    A paz do Senhor Jesuus!!!

    ResponderExcluir
  5. sempre avacalhando com a Brum né???

    AI..AI..AI....

    ResponderExcluir