domingo, 30 de agosto de 2009

Um cd que você vai ouvir várias vezes

A tentativa de trazer Liz Lanne de volta ao pop folk de antes até que foi bem sucedida pelo produtor Rogério Vieira. Mesmo não tendo o sentido completo de excelência musical que o primeiro cd trouxe, “Mergulhar” vem com uma identidade nova e própria. A capa nada tem a ver com o conteúdo.

Como todo bom evangélico já gosta, canções fortes e de impacto permeiam esse novo trabalho. A presença de Eyshila está em praticamente todas as composições. Além é claro de figurinhas como Anderson Freire e Livingston Farias.

Rogerinho já gosta. E deu aquele ar todo “caminho das índias” na abertura de “Minha esperança”. A canção é boa e fala da volta de Jesus. Facilmente assimilável.

Mas sem dúvida “mergulhar” foi um excelente presente de sua irmã, dando inclusive o título a este trabalho. A música é ímpar. Só fica difícil acreditar que Liz deu aquele grito tão afinado de verdade.

Aliás, afinação foi o que pecou nesse trabalho. A cantora parecia tão preocupada em impostar a voz de forma encorpada que acabou dando umas escorregadelas. Perceptíveis na faixa “Eu vim te agradecer”. Não se sabe se foi coisa do produtor, que pouco utilizou o recurso do protools pra dar mais charme, ou sei lá o que. Mas temos sim por alguns momentos a sensação de que estamos ouvindo uma amadora entoando canções de Elis Regina.
O back nem se fala. Como sempre carregando a artista nas costas.

“Ainda dá tempo” é igual a central do Brasil na hora do “rush”. Entraram nesse bonde Marquinhos, Lilian, Fernanda, Emerson e Eyshila, quase sem voz em sua própria composição. A música é meio dramática e fica ainda mais com a enrijecida participação de Fernanda Brum, com seu “ouou” na hora que a música sobe de tom. Impagável.

“Basta uma palavra” roubou a cena de “Mergulhar”. E mesmo sendo meio pentecostal, acabou agradando mais o público do que o sofisticado título. Além disso, ganhou uma segunda versão mais incrementada após nossa dolorida crítica ao primeiro video da canção.

“Eu profetizo” e “o tempo não volta” são agradáveis. Boas pra cantarolar. Trazem um clima meio saudosista.

“Sim, Deus é comigo” é sem dúvida uma canção que relembra a Liz Lanne de “Deus disse sim”, primeiro cd da artista. Aquele clima da virgem que passeia numa tarde de sol no campo.

“O favor de Deus” também é interessante. Só.

“Eu vim te agradecer” e “meus cântaros” trazem a adoração mais ao foco. Também de Eyshila, as músicas são bem charmosinhas.

Ok. Agora sim uma canção sem graça. Ou apenas, dirá ao coração daqueles que estiverem abertos a esta mensagem. Não que não estivéssemos. Mas essa você pode pular que nem vai doer. “deixa eu te tocar”.

É interessante notar que Fernanda Brum compõe canções tão alegres... para os outros. Pra ela é sempre aquele repertório dramático-profético. Mas enfim. “Não te deixarei” é uma ótima canção que também leva quem ouve a se divertir. É uma pena que a cantora, assim como a irmã, nunca interpreta o suficiente tais canções.

E o cd termina com uma música estilo “abertura de power rangers”. Algo completamente sem nexo. Aquela coisa “Pula-pula” né... Tem que encher 13.

E mesmo tendo alguns fatores contra, o cd saiu ótimo. Um bom produto que mostra que não é necessário ser simpática ou cantar muito pra chegar lá. Basta ter uma irmã que componha muito bem e uma meia dúzia de amigos.

4 ESTRELAS pra esse trabalho que surpreendeu! Parabéns ao produtor e a todos os envolvidos.

Ta vendo Liz? Nem sempre falamos mal.

Vale a pena comprar?
VALE

14 comentários:

  1. - Realmente... Esse é um cd que você ouve várias e várias vezes...
    Eu comprei o meu já e tal.
    Pena que ela não tem vendido tanto.
    É um bom cd, letras profundas e uma boa interpretação.

    Ainda não é o cd do 'BOMM!' agora todo mundo vai conhecer a Liz, mas já é o caminho...

    Parabéns, Liz Lanne : )

    ResponderExcluir
  2. Gostei da Liz Lanne no CD mergulhar, a voz e o repertório do cd estão muito bons. Todo artista pode errar ou falhar na produção do cd.

    Parabéns Liz Lanne (2)

    ResponderExcluir
  3. Mais uma grande artista gospel, abalando o mercado das músicas evangélicas, com suas superproduções, profissionais bempreprados, tudo isso para competir de igual para igual com a músia "secular".

    Mas será que é isso que Deus quer?

    ResponderExcluir
  4. "Aquele clima da virgem que passeia numa tarde de sol no campo."

    EU RI! uhauahaauahau

    ResponderExcluir
  5. com certeza muito bom o cd

    Liz sempre nos surpreendendo
    estive com ela essa semana
    quebrando todo paradigma que dizem ela ser antipatica
    ela eh um doce
    DEus abençoe liz

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse cd,realmente é um cd pra se ouvir várias vezes.

    Parabéns pra Lizlanne.



    "Sim, Deus é comigo é sem dúvida uma canção que relembra a Liz Lanne de “Deus disse sim”, primeiro cd da artista."

    Certo dia eu estava com a música, "Sim Deus é comigo" na cabeça e fiquei pensando aonde eu ouvi essa música, durante um bom tempo .

    Até que eu cheguei a conclusão que estava no cd Deus disse sim, só que na verdade está no cd Mergulhar. Essa música lembra muito o primeiro cd da Lizlanne.

    ResponderExcluir
  7. Não acredito...

    Pelo visto esse não será o último mergulho de Liz Lanne pela MK Music...

    Apostei que ela mergulharia no "bolo fecal" e que esse seria seu último trabalho pela gravadora... Mas, tem agradado, né!!!

    Tô um pouco pasmo!

    ResponderExcluir
  8. amo esse blog sempre com varias criticas mas tambem muito engraçado

    PARABENS

    ResponderExcluir
  9. Se ela canta bem, já não tenho esse conhecimento nem pretensão de avaliar. Mas que ela é perseverante isso é!

    ResponderExcluir
  10. O Cd está sim muito bonitoo...
    valeuu a pena elogiar o trabalho da liz lanne
    que ainda acreditoo que vaii gravar e vender muitoo...

    os louvores dos cds a maioria todos são bonitos...
    sempre tem aqueles que ñ agrada muito...
    mas oq prevaleceu neste cd foii o melhor repertorio que ja foii mencionado aquiii...

    ResponderExcluir
  11. Bem, não posso dizer que esta critica foi positiva, mas também não foi de toda mal.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o cd, relamente eu ouço várias vezez, depois de 10 meses de lançado, ainda o escuto com certa frequência, já que quando vai passando o tempo, vamos enjoando de um cd, e ouvindo os mais novos, mas com esse cd não tem essa.

    Muito bom, bela voz, ótimas canções, arranjo nota 10, realmente vale apena comprar, e dar de presente sem medo, vale a pena.

    Parabéns LIZ

    e aguardem,o próximo cd da Liz pela MK vai ser ao vivo, anote e lembre disso quando sairem as notícias.

    ResponderExcluir
  13. de: faby Um bom produto que mostra que não é necessário ser simpática ou cantar muito pra chegar lá. Basta ter uma irmã que componha muito bem e uma meia dúzia de amigos.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pior que isso eh mais que verdadeeeeee

    ResponderExcluir
  14. muito bom o cd gostei muito!!!

    a critica da virgem hilária!!!!
    adoroooo.....

    ResponderExcluir